sexta-feira, 22 de abril de 2011
ANEXOS
ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE SENADOR LA ROCQUE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA PRESIDENTE COSTA
Disciplina: ARTE 9 º Ano “B” – MAT. Profº - Valdiner Barros Costa
PLANO DE AULA
. OBJETO DE CONHECIMENTO DO TEATRO:
- Encenação, Jogo e Produção.
. CAPACIDADES/COMPETÊNCIAS:
- Apreciação de produtos artísticos utilizando as possibilidades de leitura analise e interpretação de textos e de situações do cotidiano articulando esses conhecimentos aos demais disseminados e produzidos na escola.
- Criação de improvisações e montagens utilizando os elementos do cotidiano e materiais da linguagem cênica, compreendendo a relação palco-platéia.
. OBJETIVOS:
- Estimular a capacidade criadora e imaginativa.
- Provocar a criação de processos artísticos partindo do imaginário do aluno.
- Promover a significância da relação palco-platéia.
- Apropriar-se de fazeres cênicos, a partir do uso, do conceito de jogo teatral de seus elementos constitutivos.
- Usar dos recursos cênicos, por meio de ações inventivas no estímulo do improviso e das referências adquiridas.
- Identificar e compreender os diferentes momentos da história do teatro.
. CONTEÚDOS:
- Jogo teatral: Ação, Espaço, Papel/personagem.
- História do Teatro: Teatro Popular, Teatro Didático, Teatro do Oprimido.
. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Produção:
- Jogos teatrais e exercícios de cena.
- Elaboração de exercícios utilizando os diferentes níveis, e movimentos no espaço cênico.
- Exercícios de improvisação individuais ou em grupos.
- Oficinas para construção de e composição de personagens.
Apreciação:
- Apreciação de espetáculos teatrais ao vivo, em vídeo, DVD ou TV.
- Estimular nos alunos a imaginação, a curiosidade e a flexibilidade a partir das encenações construídas em sala de aula.
- Leitura de pequenos textos teatrais.
- Exercícios cênicos de forma técnica (história, estética e crítica).
Contextualização:
- Pesquisa sobre estilos, épocas e gêneros teatrais.
- Análise oral em sala de aula a partir das encenações.
Aula expositiva com o auxílio de um data show.
1º PASSO (sala de aula): O professor trará para a sala de aula um baú, cesto, balaio ou caixa grande contendo diversos elementos que possam ser utilizados em cena e solicitará que os alunos imaginem e verbalizem o que pode ser colocado no baú.
2º PASSO: À proporção que os alunos forem sugerindo o professor irá listando as sugestões e ao mesmo tempo apresentando outras
3º PASSO (fora da sala de aula): O professor irá sortear situações cotidianas entre os alunos e estes irão se caracterizar conforme seus personagens utilizando os elementos do baú
4º PASSO (relação palco-platéia): Os alunos formarão um circulo e apresentarão seus personagens.
. AVALIAÇÃO:
- Integração.
- Interesse.
- Produção sobre gêneros teatrais.
- Participação nos jogos e encenações.
. Recursos Utilizados:
- Data show, Cds, micro-system.
- Elementos como objetos variados: Baú, tecidos, etc.
- Caracterização do grupo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário