sexta-feira, 22 de abril de 2011

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


1º Encontro (02 aulas)

Antes de me dirigir a sala, entreguei o meu plano ao coordenador e professor da sala que acompanharam juntos este momento de introdução ao teatro.
- História do teatro/o que é teatro e o surgimento.
- Jogos: O envolvimento com o papel/o reencontro das mãos.
Só foi possível desenvolver poucas explanações sobre a história do teatro, devido os alunos estarem ansiosos e apliquei apenas o jogo “o envolvimento com o papel” que foi individual no início, sendo satisfatório pelo fato de terem mostrados habilidades dentro da sala de aula com um simples papel e terem terminado este jogo teatral no pátio de forma coletiva em um recipiente de lixo, e mesmo chegando a hora do intervalo os alunos se prontificaram em terminar o jogo.

2º Encontro (02 aulas)

Esclarecimento do jogo teatral da aula anterior.
Jogo: “O reencontro das mãos” neste momento a turma se uniu e o professor estagiário dividiu a turma em grupos para debater “teatro popular”.

3º Encontro (02 aulas)
Análise de filme sobre o papel/personagem. Os alunos assistiram em 40 (quarenta) minutos uma peça que mostrava o real papel de uma personagem em determinada história. Em seguida houve uma pequena leitura de poucas falas de textos teatrais, e os alunos em atividade coletiva se caracterizaram de acordo com o sorteio de personagens para fazer improvisações.
Devido o tempo, só foi possível vivenciar 06 (seis) personagens com temas livres, do qual percebir a relação palco platéia, e que os mesmos já observaram a ação que deve ter em um personagem em cena.



4º Encontro (02 aulas)
Inicio com um aquecimento, oportunizando os alunos a explorarem o espaço, para que todos se sentissem bem relaxados. Fiz uma explanação sobre o teatro didático e teatro do oprimido, promovendo aos alunos encenações para que diferenciassem estes momentos. Neste momento tive que suspender a aula devida, para que os referidos alunos da turma do 9º ano B matutino, se fazerem presentes em uma reunião para preparação de uma execução do projeto “minha terra” promovida pela professora de língua portuguesa da referida escola.
5º Encontro (02 aulas)
Mais uma vez realizei um jogo teatral “agilidade de personagem” onde todos os alunos em circulo enunciam personagens, e que os mesmos fizeram relações com a história do teatro, portanto, aproveitei este momento para revisar a aula anterior e todo o conteúdo abordado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário